Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

UTÓPICAS REDES - (MAIS PROVOCAÇÕES)

A responsabilidade social das empresas,tão atual nos dias de hoje,por muitas vezes assume posturas equivalentes ao que andamos presenciando em tentativas da grande mídia ,de convergir mídias e ir colocando o nariz de forma esdrúxula na Internet...como vimos há pouquíssimo tempo acontecer com uma grande universidade privada que tentando aderir ao marketing viral,agiu com total falta de dignidade, pelo menos aquela esperada de uma instituição educacional...mas...deixando pra lá tais baixarias...poderemos refletir sobre iniciativas corporativas que intentam democratizar a educação,por exemplo...de início nos deparamos com questões que a meu ver são primárias mas vitais!!! o que pretendem estas instituições dando o ouro pro inimigo!? isto é, o que pretendem "demonstrando" estarem no topo de transformações tão emergentes e urgentes!?
Porém, agora tentarei escrever sobre minhas experiências próximas. Todas as minhas tentativas de formação de redes, de grupos,sempre esbarraram, ou trombaram-se mesmo com as mentalidades de cada um.
O senso comum ainda está muito aquém do que nossas utopias sonham! Mas como disse Galeano,pra que servem as utopias!?....resumindo...pra nos fazer ir além... a utopia está lá longe no horizonte....damos passos a frente...e ela continua longe!!!!!.... enfim,sonhadores, idealistas, nunca podem parar, geralmente são muito teimosos, geralmente a cada dia levam bofetões....onde muitos não tão idealistas, desistiriam!!
Idealistas não desistem...por isso este blog existe! para refletir livremente sobre UTOPIAS!
Sobre todos que acreditam em suas utopias, sejam eles empresários, marginais, blogueiros, doidos ou artistas! Uma pessoa neoliberal pode ser utópica!? um socialista pode ser utópico? um capitalista de direita, pode ser utópico? um humanista pode não ser utópico? e um anarquista? este pode não ser utópico?
Se pensarmos que tudo neste mundo, ou quase tudo, deve-se a pessoas idealistas utópicas...
tanto as coisas boas como as ruins!....... AAAHHH!!! aí veremos...utopias podem ser boas ou ruins!!?????
Quando as mídias globais (canais de televisão) intentaram em massificar as cabeças de todo este Brasil enorme!! não foi tarefa fácil!! até que hoje podemos saber que as pessoas às vezes não possuem geladeiras em casa, mas possuem televisores!! e aí? a utopia dos detentores das grandes mídias REALIZOU-SE!!
Pessoas simples de nosso país,empenharam-se por adquirir um televisor,mesmo às vezes desviando o dinheiro delas. que seria para alimentação,para comprar um televisor!!
QUE MILAGRE FOI ESSE? POR QUE AS PESSOAS SACRIFICARAM-SE POR UM ELETRO DOMÉSTICO!?
E quais novos desígnios estes eletrodomésticos poderão ainda assumir!?
Nada é totalmente ruim, ou totalmente inútil! As coisas transformam-se, e novos desígnios, mais dignos, mais virtuosos poderão sempre estarem surgindo!
Voltando às minhas experiências na web, percebo que a mentalidade das pessoas , no geral, ainda deverá TRANSFORMAR-SE MUITO PARA QUE COMECEM A PERCEBER O ESPÍRITO DESTA NOSSA NOVA ERA!! ESTA ERA DA COOPERAÇÃO!!! esta era do conhecimento livre!
esta era que faz com que voltemos às origens culturais (folclore) onde a espontaneidade da união entre as pessoas volte a existir! a era do não individualismo! Quem diria que minha atitude de ir aprender folclore na década de 80...hoje iria me auxiliar a entender as coisas...a grande folclorista Julieta de Andrade nos dizia: "se você se sente incapaz de escovar os dentes na escova de dentes de seu vizinho,desista de estudar e pesquisar folclore"
E esta folclorista dizia também sobre os meios de comuinicação de massa,que a forma como um repórter entrevista um manifestante de uma festa folclórica,é totalmente contra a atitude que um folclorista deve ter,porque o folclorista precisa estar incluído na comunidade a ser pesquisada, senão, nada feito!
Proponho coisa semelhante! POR QUE ESTES EMPRESÁRIOS QUE PROPÕEM OS AEL NÃO COMEÇAM A INCLUIR-SE NAS COMUNIDADES A QUE RESOLVERAM IMPLANTAR TAIS AEL!?
SE AS HIERARQUIAS NÃO PODEM EXISTIR NOS AEL....ENTÃO COMECEMOS A DAR O EXEMPLO!!! AFINAL O EXEMPLO É A MAIOR "ESTRATÉGIA" EDUCACIONAL!!!

ABRAÇOS PRA TODOS
NADIA STABILE - 20/11/09

*talvez muitas provocações pra lá de doidas ainda escreverei aqui,mas é assim que começo a romper com meu medo do ridículo, e com os padrõezinhos de comportamento que a maldita "escola" quis me impingir durante décadas! e a entrar em novas mentalidades, por exemplo a do autodidatismo...não é fácil! agradeço a todos que me lêem pela paciência! mas meu método é mostrar meus processos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails